Julgamento dos dissídios da Embrapa e da Codevasf ainda não tem data marcada

Por: Camila Bordinha | | Notícias gerais

                                                                                   

Na tarde desta quarta-feira (21), a pauta da Plenária Nordeste abriu espaço para tratar especificamente sobre os dissídios dos trabalhadores da Embrapa e da Codevasf, que ainda não estão com datas marcadas para julgamento no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O presidente do SINPAF, Carlos Henrique Garcia, explicou aos delegados que o colegiado do TST julga processos de dissídio apenas uma vez por mês. A última atualização do andamento dos dissídios foi no final do mês de fevereiro, quando as duas empresas apresentaram contestações para os acordos coletivos e os documentos foram encaminhados para análise e parecer da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT).

Após a documentação retornar ao TST com o parecer da Procuradoria, o Tribunal seguirá com o agendamento da sentença, conforme publicado no site do Sindicato.

O presidente do SINPAF falou ainda que a suspensão da súmula 277 trouxe insegurança para a garantia dos direitos dos trabalhadores durante as negociações coletivas. “As empresas começaram a retirar direitos a partir da suspensão dessa súmula”.

NOVO ACORDO – Os delegados da Plenária Nordeste escolheram dois representantes, um titular e um suplente, para compor a Comissão de Negociação do próximo ACT (2018-2019) da Embrapa. No caso do ACT da Codevasf, todos os presidentes das oito Seções Sindicais participam das negociações.

| Mais do Sinpaf

Indicação do novo presidente da Embrapa dribla processo seletivo democrático

A Diretoria Nacional do SINPAF repudia a decisão da Ministra da Agricultura, de executar a substituição do gestor sem explicar os verdadeiros motivos, e por romper, também sem explicação, um processo seletivo que existe há vários anos na Embrapa, o qual atende a requisitos mínimos de transparência.

Saiba mais

16 de julho - 45 anos de Codevasf

Nesta data especial de fundação da Codevasf, parabenizamos os trabalhadores que há 45 anos contribuem de forma sustentável para a sobrevivência digna das famílias ribeirinhas do vale do São Francisco e do Parnaíba.

Saiba mais

Inscrições de chapas para Eleições do SINPAF Nacional começam nesta sexta (12)

O término das inscrições das chapas que concorrerão à Diretoria Nacional do SINPAF (Gestão 2019-2022) será no dia 1º/08 e a campanha eleitoral começará em 12/08/2019. 

Saiba mais

SINPAF pedirá bloqueio dos bens da Emepa para garantir cumprimento de decisão judicial

Em 2017, os desembargadores do TRT-PB decidiram, em dissídio coletivo entre SINPAF e Emepa, pelo reajuste de 5,4% nos salários dos trabalhadores sobre a tabela salarial de dezembro de 2014, mas a empresa não cumpriu.

Saiba mais

SINPAF pede mediação do TRT-RJ para negociação coletiva com a Pesagro

Nesta quinta-feira (5/7), dirigentes do SINPAF reuniram-se com o vice-presidente do TRT-RJ (1ª Região), desembargador Cesar Marques Carvalho, para tratar com o magistrado sobre ACT dos empregados da Pesagro-Rio, que se encontra estagnado desde 2005.

Saiba mais

Receba notícias direto em seu e-mail:
assine nosso informativo.

Fale conosco