Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
foto do outdoor da Codevasf. Do lado esquerdo, ele tem um homem com abacaxi na mão. Acima temos uma frase: Quem está travando o ACT da codevasf? Do lado tem as opções de a a de. A marcada é todas as alternativas.

Direção da Codevasf não aprecia contraproposta da categoria e desrespeita os trâmites legais do ACT

13 de dezembro de 2023
Por: Gisliene Hesse

Em resposta à falta de apreciação da contraproposta apresentada pelo SINPAF para o ACT 2023/2024 da Codevasf e aos recentes desrespeitos da empresa, a Diretoria Nacional do SINPAF instalou na tarde desta terça-feira, 12/12, um novo outdoor e enviou uma carta hoje, 13/12, à presidência da Codevasf.

Proposta da empresa

A Comissão Nacional de Negociação do SINPAF (CNN-SINPAF) rejeitou a proposta da empresa apresentada no dia 6 de dezembro (veja mais aqui). Na última segunda-feira, 11, conforme acordado entre as partes, o SINPAF enviou uma contraproposta da categoria para ser apreciada pela Codevasf e remetida à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).

Contraproposta do SINPAF

A contraproposta do SINPAF foi de 100% do INPC do período para salários + 4,85% referente à perda do ACT passado, retroativos à data-base. Além disso, o sindicato manteve a reivindicação de 30,77% de reajuste para os alimentação, creche/pré-escola/babá/escola e para dependentes com deficiência. A proposta versa ainda sobre a manutenção das demais cláusulas já pactuadas durante as rodadas de negociação e sobre a retirada da redução de jornada do almoço, que não constou da pauta de reinvindicações da categoria.

Carta enviada à direção da Codevasf

Na carta, o sindicato esclarece que a contraproposta apresentada à Codevasf foi respondida pela empresa em menos de 24 horas, o que demonstra que a proposta não foi avaliada nem pela empresa e muito menos pela SEST.

O SINPAF ressalta ainda no documento que o ocorrido demonstra falta de compromisso e desrespeito à CNN-SINPAF e as reinvindicações dos empregados e empregadas da Codevasf.

A carta questiona também o fato da empresa ter criado falsas expectativas nos trabalhadores e trabalhadoras “quando a direção da empresa encaminhou e-mail aos empregados com a narrativa de que o reajuste se daria na casa dos 9%, valor esse alcançado pelos cargos de chefia”, cita parte do documento.

Desrespeito ao ACT da Codevasf

O ofício do SINPAF critica a forma desrespeitosa como a direção da empresa agiu recentemente ao enviar e-mails aos trabalhadores e trabalhadoras como forma de pressão para que eles/as acorde a proposta que foi comunicada pela Codevasf.

“Além de antiética, a empresa agiu contra o próprio acordo coletivo. O SINPAF é o legítimo representante dos trabalhadores e trabalhadoras, por isso, não é de responsabilidade da empresa falar pela categoria. Nós repudiamos a forma desrespeitosa que a Codevasf tratou o sindicato e os integrantes da CNN-SINPAF”, afirmou o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.

Por último, o sindicato solicita que a proposta enviada por ele seja devidamente analisada pela empresa e pela SEST até o dia 15/12, próxima sexta-feira.

Confira a carta enviada à direção da empresa abaixo

Outdoor

Como forma de demonstrar a sua insatisfação com o processo de negociação e a falta de avanços nos índices. Nesta terça-feira, 12/12, o SINPAF fixou mais um outdoor na via de acesso ao Aeroporto. Na peça, a entidade crítica a empresa e o governo por não apresentarem se quer o índice do período para os salários.

Quer saber tudo sobre a CGPAR? Vem ver aqui

Leia mais