Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Auditoria Fiscal Nacional (AFN) do SINPAF realiza primeira auditagem da gestão 2022/2025

24 de abril de 2023
Por: Larissa Sarmento

Entre os dias 17 e 21 de abril, a Auditoria Fiscal Nacional (AFN) do SINPAF realizou a primeira auditoria da gestão 2022/2025. O trabalho de auditagem foi realizado para fazer a apreciação das contas das Seções Sindicais e da Diretoria Nacional até dezembro de 2022.

Todo esse trabalho será apresentado no Congresso do SINPAF que ocorrerá entre os dias 2 e 4 de junho de 2023 e vai reunir os delegados eleitos de todas as seções sindicais.

De acordo com a presidente da AFN, Joana D’arc Souza Bezerra, os auditores delimitaram como seria o trabalho aproveitando a experiência de outros colegas que já tinham trabalhado na auditoria antes, além de seguirem o estatuto do sindicato, as regras contábeis e o manual de procedimento com as normas a serem seguidas na hora de fazer a conferência.

“Nós estamos aqui para verificar o uso adequado dos formulários e do recurso das seções, a gente faz uma avaliação e a partir daí fazemos os apontamentos”, explica a auditora.

Ela ainda ressalta que o relatório final será entregue no Congresso e que agora com as informações prévias a auditoria fiscal vai entrar em contato com as seções para solicitar os dados que estão pendentes para resolver o que está em aberto e minimizar os apontamentos.

“O objetivo não é penalizar ninguém, a gente quer colaborar para que o uso do recurso financeiro do sindicato seja utilizado em prol do próprio associado e a gestão desse recurso possa ser executada da melhor forma possível” e completa “a AFN é um organismo independente dentro do sindicato porque não está atrelado à Diretoria Nacional e nem às seções sindicais, isento de questões relacionais, pessoais, ligado meramente ao aspecto técnico”.

Participaram dos trabalhos os auditores: Joana D’arc Souza Bezerra, Nilo Sérgio Silva Dantas, Clésio Lacerda Morgado, Ildos Parizotto Parizotto, Flávia Maria Pimentel Gomes e Marco Antônio Silva Pinto.

Leia mais